A velocidade da internet tem aumentado satisfatoriamente nos últimos anos e a tendência é que continue assim, mas será que ela tem contribuido para a pirataria?
Crescimento Internet – pirataria
Com base no que já existe nos países de primeiro mundo realmente é bem provável que chegue ao Brasil num futuro próximo novos pacotes com muito mais velocidade.
Enquanto muitos nesta situação com certeza não vêem à hora para que esta maravilha esteja disponível logo, outros com certeza tem motivos pra ficar apreensivos com a idéia.
Com tanta facilidade que a internet nos proporciona muitos negócios tiveram um decréscimo muito grande de vendas (consumo) do que era antes.
Citando exemplos muitas bancas de revistas foram fechadas por que simplesmente é mais fácil se ler ou ver uma noticia na internet.
Outros tipos de comércios como locadoras, lojas de acervos musicais (venda de CDs, DVDs e ate discos de musicas), cinemas dentre vários outros ficaram prejudicados.
Em suma, precisaram se adequar a nova era da tecnologia para se manter no mercado.
E agora com a internet cada vez mais rápida e de certa forma mais acessível (podemos dizer de forma ilícita) esta situação sendo acelerada.
É impossível não dizer que a alta velocidade da internet não anda lado a lado com o aumento da pirataria.
Praticas que levam a pirataria devido a Internet mais rapida
O download ilegal já é um grande problema para as indústrias de games, musicais e cinematográficas.
A tendência é que este índice aumente cada vez mais junto com o aumento da velocidade da net.
A gente vê algumas ações sendo tomadas como o exemplo do site de torrentes muito conhecido “www.mininova.org” que praticamente se extinguiu-se.
Apenas um, mas mesmo assim é muito pouco porque no dia seguinte surgem outros sites aos montes onde você encontrará facilmente o que procura.
Uma coisa que tem aumentado muito também é o roubo de sinal Wi-Fi (conexão à internet sem fio).
Para aqueles que não protegem seu roteador com senha tem ficado cada vez mais fácil com o avanço da tecnologia (pois hoje em dia quase todos aparelhos tem Wi-Fi).
Um simples celular ao alcance de uma rede sem fio desprotegida pode ter acesso a sua rede ou a navegação de graça.
Uma dica que deixamos é não deixar de configurar os roteadores com senha de acesso.
Apesar de serem citações minhas, podemos encontrar muito facilmente na própria internet inúmeros casos, referencia e pesquisas que comprovem estas tendências atuais e futuras.
Internet – pirataria?
Em sintese, este post foi apenas para colocar em tona, discutir e alertar sobre um assunto bem normal do nosso dia a dia.
Com certeza eu e você somos usuários destes benefícios que a alta velocidade nos proporciona.
Portanto é interessante acompanhar a evolução deste assunto.
Acima de tudo, caso as leis mudem e se tornem mais rigorosas (o que eu acho que seja bem provável num futuro próximo).
Em suma, este é um assunto que dá e ainda vai dar muito o que falar; num pais onde a distribuição das verbas é muito mal feita.
As taxas e impostos são tão altos.
Exemplo:
Pra um trabalhador que vive com 1 ou 2 salários mínimos e cuida de sua família tirar 200,00 reais pra comprar um jogo original, realmente fica muito complicado.
Eu ate entendo a frase: “pirataria é crime”, mas aqui no Brasil parece que não.