google.com, pub-7559351593704241, DIRECT, f08c47fec0942fa0
LOGO MUNDO HOJE UMA FORMA DE ENTRETENIMENTO

Itaú Unibanco: Fed pode pausar cortes de juros nos EUA até definir novo presidente; entenda os impactos para o Brasil

Incerteza Política e Juros nos EUA

O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, pode adiar novos cortes nas taxas de juros até que a definição de um novo presidente para o país ocorra. Essa é a avaliação de analistas do Itaú Unibanco, que veem a incerteza política como um fator relevante para a tomada de decisão do Fed. A política monetária americana tem um impacto significativo nos mercados globais, incluindo o brasileiro.

Impactos para o Brasil

A pausa nos cortes de juros nos EUA pode significar que o fluxo de capital para mercados emergentes, como o Brasil, pode ser menos intenso. Isso pode afetar a atratividade de investimentos no país e, consequentemente, a variação do câmbio e o desempenho da bolsa de valores. O mercado brasileiro, por sua vez, também aguarda definições importantes, como a votação do orçamento de 2026 e falas de autoridades econômicas.

Cenário Econômico Brasileiro em Destaque

Enquanto o cenário internacional gera atenção, o Brasil também apresenta seus próprios movimentos. Notícias sobre o mercado de capitais incluem a Copasa (CSMG3), cuja privatização ainda não é vista como compra pelo Bradesco BBI, e a Brava Energia (BRAV3) liderando os ganhos do Ibovespa na semana. Além disso, empresas anunciaram mais de R$ 40 bilhões em proventos, demonstrando a distribuição de lucros aos acionistas.

Outras Notícias Relevantes

O noticiário econômico também aborda a investigação sobre a liquidação do Banco Master pelo BC, com um ministro do TCU questionando o processo. No cenário internacional, o Japão alertou sobre a necessidade de intervir no câmbio, e exportações alemãs de automóveis foram afetadas por tarifas americanas. No Brasil, a greve na Petrobras (PETR4) já gerou prejuízos significativos, e o ministro Flávio Dino suspendeu parte do PL que liberava R$ 3 bilhões em emendas do orçamento secreto.