Ibovespa sobe com otimismo em IA e dividendos, mas tarifas dos EUA e inadimplência do agro trazem cautela
Mercados em Destaque: IA Impulsiona Bolsas e Dividendos Atrativos
O Ibovespa abriu em leve alta nesta terça-feira (2), impulsionado pelo otimismo em torno da inteligência artificial (IA), com a Nvidia sinalizando o surgimento de novas gigantes no setor. A euforia com a IA também contagiou as bolsas europeias, que fecharam em alta. Além disso, a perspectiva de bons dividendos em junho continua a atrair investidores. O BTG Pactual recomenda 12 ações para a carteira do mês, com retornos potenciais de até 12,2%, e destaca os melhores Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) com dividendos de 11,5%.
Tarifas dos EUA e Risco para Exportadoras
Apesar do cenário positivo em IA e dividendos, o mercado reage com cautela às novas tarifas de 25% impostas pelos Estados Unidos. A WEG (WEGE3) é apontada pelo Citi como uma das empresas que podem sofrer com esse “risco adicional”, considerando seu perfil exportador. A notícia das tarifas surge em um momento de declarações divergentes sobre negociações de paz no Oriente Médio, que influenciam levemente a alta do ouro.
Agronegócio em Alerta e Inadimplência Crescente
O setor do agronegócio está sob os holofotes com o aumento da inadimplência. Dados da Serasa indicam que a taxa no setor subiu para 8,2%, gerando alerta para o Banco do Brasil (BBAS3). Em contrapartida, a Embrapa anunciou a abertura de um escritório em São Paulo e uma parceria com o Carrefour, buscando novas frentes de atuação e colaboração no mercado.
Outros Destaques do Dia
A Strategy realizou sua primeira venda de Bitcoin (BTC) da história, no valor de US$ 2,5 milhões, em meio à aprofundada queda da criptomoeda. No cenário corporativo, a Fictor teve bens de empresas e sócios bloqueados após decisão judicial. O Bradesco BBI enxerga um “ponto de inflexão” na Bolsa e mantém preferência por quatro ações do setor financeiro. Na logística, o iFood explica a transição de motos para drones em parte de São Paulo, e o Governo Federal definiu prazo para o cadastro biométrico obrigatório de beneficiários de programas assistenciais.