google.com, pub-7559351593704241, DIRECT, f08c47fec0942fa0
LOGO MUNDO HOJE UMA FORMA DE ENTRETENIMENTO

Wall Street Abre em Alta com Alívio no Petróleo e Dados Econômicos em Foco

Mercados Americanos em Ascensão

Wall Street iniciou o pregão desta sexta-feira (13) em território positivo, impulsionada pela expectativa de moderação nos preços do petróleo. A queda recente nas cotações do barril tem aliviado as pressões inflacionárias, um fator crucial para as decisões de política monetária nos Estados Unidos. O alívio no setor energético contribui para um sentimento mais otimista entre os investidores, que também digerem dados econômicos relevantes.

Dados de Inflação e PIB em Destaque

O foco dos mercados está nos recentes indicadores econômicos americanos. O Índice de Preços de Gastos com Consumo Pessoal (PCE), que é a medida de inflação preferida pelo Federal Reserve, e a revisão do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA para o quarto trimestre de 2025, que foi revisado para baixo, apresentando um crescimento de 0,7%, são monitorados de perto. Embora a inflação tenha apresentado uma leve alta de 0,4%, a moderação em outros indicadores e a revisão do PIB para baixo podem influenciar as expectativas sobre futuras elevações de juros.

Ibovespa Sob Pressão e Notícias Corporativas

No cenário doméstico, o Ibovespa opera com volatilidade, impactado por fatores internos e externos. A alta do IPCA acima do esperado, o conflito no Oriente Médio elevando os preços do petróleo e uma investigação dos EUA contra o Brasil adicionam incertezas. Notícias corporativas também movimentam a bolsa brasileira, com a aprovação de Juros sobre Capital Próprio (JCP) pela Copasa (CSMG3) e a anúncio de dividendos por uma small cap. A Telefônica Brasil (VIVT3) também aprovou uma redução de capital com devolução aos acionistas.

Perspectivas para a Safra Brasileira

Em meio à cautela nos mercados financeiros, o agronegócio brasileiro traz notícias positivas. Projeções indicam uma safra recorde para 2025/26, com expectativa de colheita de 353,45 milhões de toneladas de grãos, segundo a Conab. A safra de 2026 também é promissora, com projeção de 344 milhões de toneladas, impulsionada principalmente pela soja, demonstrando a força e resiliência do setor agrícola nacional.