google.com, pub-7559351593704241, DIRECT, f08c47fec0942fa0
LOGO MUNDO HOJE UMA FORMA DE ENTRETENIMENTO

Ministra das Finanças do Japão Garante Harmonia com Banco Central na Avaliação Econômica, Ignorando Divergências

Japão Alinha Visões Econômicas

A Ministra das Finanças do Japão, Suzuki Shunichi, declarou que não existem divergências entre o ministério e o Banco do Japão (BoJ) em relação à avaliação da economia do país. A afirmação busca tranquilizar mercados e investidores sobre a coordenação das políticas monetária e fiscal em um momento de atenção global às economias asiáticas.

Contexto Econômico Brasileiro em Destaque

No cenário brasileiro, o foco tem sido a divulgação de resultados corporativos e projeções econômicas. O Boletim Focus desta segunda-feira (1º) indicou novas revisões para a taxa Selic e o IPCA em 2025, influenciando as expectativas para o Ibovespa. Diversas empresas, como Itaúsa (ITSA4), Petrobras (PETR4), Banco do Brasil (BBAS3), Ultrapar (UGPA3), Melnick (MELK3) e Blau (BLAU3), anunciaram o pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) em dezembro, movimentando o mercado acionário.

Oportunidades de Investimento e Dividendos

O mercado de dividendos no Brasil continua aquecido, com analistas do BTG recomendando 12 ações com potencial de retorno de até 12,3% antes do final de 2025. A Ultrapar (UGPA3) e a Smart Fit (SMFT3) também se destacaram com anúncios de distribuições expressivas aos acionistas.

Outros Destaques Internacionais e Nacionais

Em outra frente, os suíços rejeitaram uma proposta de imposto sobre super-ricos, e os Estados Unidos, sob sua presidência no G20, anunciaram o foco no crescimento econômico. No Brasil, a safra de soja apresenta expectativas de crescimento, apesar de preocupações climáticas, enquanto o IBGE aponta irregularidades em processos de mineração. A política brasileira também viu Tarcísio de Freitas receber apoio de Kassab para uma possível candidatura presidencial em 2026, e o presidente Lula enviou um projeto de gestão de pessoas do Executivo ao Congresso.