Ideias filosóficas que Matrix usou.
Primeiramente em 1999, quando foi lançado Matrix ele foi um filme que foi para o guines book.
As performances incríveis dos atores Keanu Reeves e Laurence Fishbourne,
os efeitos especiais de última gração,
cenas de ação inacreditáveis e uma trilha sonora surrealmente boa.
Matrix rapidamente conquistou o mundo.
Mas fora esses aspectos o filme tem um enredo que é totalmente viciante.
Com uma narrativa de confusão, que te faz questionar a sua própria realidade,
enquanto te hipnotiza com sua beleza estética.
Em 1999 Milhões de pessoas saíram dos cinemas se perguntando se o mundo em que elas
viviam era realmente o mundo real.
E esses questionamentos vem de algumas questões filosóficas profundas que pessoas brilhantes
vêm estudando há milhares de anos.
E Matrix usou muitas ideias de filósofos, modernos e antigos.
Então aqui estão 3 ideias filosóficas que Matrix usou de outras pessoas.
Antes de mais nada, o dualismo cartesiano é uma teoria filosófica na qual o universo é dividido
em dois tipos iguais e opostos de existência, chamados “mente” e “matéria”.
Desenvolvido pelo filósofo francês René Descartes,
é uma extensão direta de sua filosofia do dualismo mente-corpo.
Descartes estava obcecado em descobrir o ponto em que o corpo termina e a mente começa.
Todavia, a questão é que se a mente existe no universo físico ou se o universo físico é uma
distração que existe na mente.
E, usando minha mente, a única coisa que posso realmente provar que é real é o meu pensamento.
Esse problema foi o ponto de partida do filme Matrix.
Havia um mundo “real” e depois havia o outro lado que existia apenas na mente.
Contudo, o mundo real existia, mas o que os personagens experimentam,
era uma simulação artificial cuidadosamente criada e que existia apenas na sua mente –
até que eles caíram na toca do coelho.
Dessa forma, onde termina o corpo e começa a mente?
Em outras palavras, como podemos realmente saber se o que nós pensamos
com nossas mentes e ainda, podemos dizer que nossas mentes existem?
Antes de tudo, esta teoria de Platão vem de sua obra intitulada “A República”.
A alegoria começa com uma conversa entre Sócrates e Glauco, onde eles
discutem a ideia de como vemos o mundo. Como sabemos se a realidade,
que estamos vivenciando é realmente real? Podemos nos basear nos nossos sentidos?
Sócrates não pensava assim e em sua alegoria pede para imaginarmos uma caverna,
com pessoas que nunca estiveram fora dela. Há um fogo na frente e uma parede em,
branco na parte de trás. Na parede do fundo, sombras são projetadas usando a luz do fogo,
mostrando a atividade acontecendo fora da caverna. Apesar disso, as pessoas na caverna só podem ver,
o que está à sua frente e só podem ouvir os ruídos. Eles estão isolados do mundo fora da
caverna estando acorrentados à parede dentro da caverna. Considerando que essas pessoas
passaram a vida inteira na caverna, elas não têm ideia de que existe um mundo real fora da
caverna, totalmente diferente do que sempre conheceram. Isso levanta a questão, como
sabemos que o que experimentamos não são apenas sombras. Logo depois, Como sabemos se não
estamos em nossas próprias “cavernas” e nunca conhecemos o mundo “real”?
Em primeiro lugar o filósofo Robert Nozick escreveu um breve experimento mental chamado
“A Máquina da Experiência”. Nele, um indivíduo acorda em um laboratório
projetado para simular qualquer vida que possa imaginar.
Em seguida, o indivíduo então percebe que foi conectado a uma máquina.
agora o indivíduo deve decidir se fica na simulação da máquina ou se ele deve acordar.
Em outras palavras, isso nos faz perguntar, podemos encontrar a felicidade vivendo uma vida simulada?
Nesse sentido, o indivíduo no experimento se depara com a escolha de ficar na máquina ou de acordar.
Em seguida, ele pode acordar, com a condição de que a máquina seja destruída.
Então, se optarem por ficar na máquina, encontrarão a felicidade na vida que estão
vivendo, mas nunca saberão como é acordar.
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